SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue64THE REASONS FOR SCHOOL PERMANENCE IN PROEJA: narratives of student workers sertanejosCONTINUED TRAINING IN SPECIAL EDUCATION AND INTERSECTORIAL COOPERATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

OGEDA, Clarissa Maria Marques; PEDRO, Ketilin Mayra  and  MARTINS, Bárbara Amaral. A DUPLA EXCEPCIONALIDADE SUPERDOTAÇÃO E TDAH: uma revisão da literatura. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.64, pp.55-72.  Epub July 30, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.43413.

Estudantes com comportamento superdotado podem apresentar traços semelhantes aos característicos do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), ocasionando diagnósticos equivocados. No entanto, a coexistência desses fenômenos também é possível. Objetivou-se identificar e caracterizar as produções científicas que abordam a associação entre superdotação e TDAH. Para isso, foram consultadas cinco bases de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Portal de Periódicos do Scientific Eletronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e na base de dados Education Resources Information Center. Foram usados os descritores gifted e adhd, hyperactivity e attention deficit hyperactivity disorder em inglês, e também foram adotados “altas habilidades”, “superdotação”, “talento”, “dotação” e “precocidade”, juntamente com o descritor “TDAH”, “transtorno de déficit de atenção/hiperatividade” e “hiperatividade”. Assim, foram localizadas 33 produções. A categorização e análise dos trabalhos revelou a existência de diferenças no funcionamiento de estudantes com comportamento superdotado quando em associação ao TDAH, as quais afetam aspectos educacionais, socioemocionais e requerem intervenção específica. Maiores investigações acerca dessa temática são necessárias para evitar erros diagnósticos.

Keywords : superdotação; transtornos do déficit de atenção com hiperatividade; dupla excepcionalidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )