SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número64LAS RAZONES PARA LA PERMANENCIA ESCOLAR EN PROEJA: narrativas de estudiantes trabajadores sertanejosFORMACIÓN CONTINUADA EN EDUCACIÓN ESPECIAL Y COOPERACIÓN INTERSETORIAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

OGEDA, Clarissa Maria Marques; PEDRO, Ketilin Mayra  y  MARTINS, Bárbara Amaral. A DUPLA EXCEPCIONALIDADE SUPERDOTAÇÃO E TDAH: uma revisão da literatura. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.64, pp.55-72.  Epub 30-Jul-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.43413.

Estudantes com comportamento superdotado podem apresentar traços semelhantes aos característicos do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), ocasionando diagnósticos equivocados. No entanto, a coexistência desses fenômenos também é possível. Objetivou-se identificar e caracterizar as produções científicas que abordam a associação entre superdotação e TDAH. Para isso, foram consultadas cinco bases de dados: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Portal de Periódicos do Scientific Eletronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e na base de dados Education Resources Information Center. Foram usados os descritores gifted e adhd, hyperactivity e attention deficit hyperactivity disorder em inglês, e também foram adotados “altas habilidades”, “superdotação”, “talento”, “dotação” e “precocidade”, juntamente com o descritor “TDAH”, “transtorno de déficit de atenção/hiperatividade” e “hiperatividade”. Assim, foram localizadas 33 produções. A categorização e análise dos trabalhos revelou a existência de diferenças no funcionamiento de estudantes com comportamento superdotado quando em associação ao TDAH, as quais afetam aspectos educacionais, socioemocionais e requerem intervenção específica. Maiores investigações acerca dessa temática são necessárias para evitar erros diagnósticos.

Palabras clave : superdotação; transtornos do déficit de atenção com hiperatividade; dupla excepcionalidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )