SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue64CONTINUED TRAINING IN SPECIAL EDUCATION AND INTERSECTORIAL COOPERATIONTRAINING AND EXPERIENCE: musical-educational biography as research and training procedure author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

BORGES, Vilmar José  and  BORGES, Jullizze Maia. POTENCIALIDADES DA HISTÓRIA ORAL NA PESQUISA E NA FORMA(AÇÃO) DOCENTE: percurso metodológico. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.64, pp.88-101.  Epub July 30, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.50659.

O presente artigo tem por objeto de estudo os pressupostos metodológicos de pesquisa da História Oral, e, por objetivo, desvelar e socializar as potencialidades dessa abordagem como alternativa para investigar as especificidades da relação entre os diferentes saberes/fazeres que envolvem a formação e a atuação docente. Para tanto, apoiados na abordagem da pesquisa bibliográfica, destaca a necessidade de investigações que voltem seus olhares para a internalidade do processo educativo, desvelando saberes e fazeres dos sujeitos em seus dinâmicos processos formativos. Nessa direção, enfatiza as potencialidades da História Oral. Conclui-se que essa abordagem se mostra ainda mais potente ao permitir ao pesquisador adotar, em suas pesquisas, um híbrido constituído por dois ou mais procedimentos, que podem se relacionar sem causar danos teórico-metodológicos a cada um separadamente.

Keywords : história oral; saberes docentes; metodologia de pesquisa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )