Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
BORGES, Vilmar José y BORGES, Jullizze Maia. POTENCIALIDADES DA HISTÓRIA ORAL NA PESQUISA E NA FORMA(AÇÃO) DOCENTE: percurso metodológico. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.64, pp.88-101. Epub 30-Jul-2021. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.%y.50659.
O presente artigo tem por objeto de estudo os pressupostos metodológicos de pesquisa da História Oral, e, por objetivo, desvelar e socializar as potencialidades dessa abordagem como alternativa para investigar as especificidades da relação entre os diferentes saberes/fazeres que envolvem a formação e a atuação docente. Para tanto, apoiados na abordagem da pesquisa bibliográfica, destaca a necessidade de investigações que voltem seus olhares para a internalidade do processo educativo, desvelando saberes e fazeres dos sujeitos em seus dinâmicos processos formativos. Nessa direção, enfatiza as potencialidades da História Oral. Conclui-se que essa abordagem se mostra ainda mais potente ao permitir ao pesquisador adotar, em suas pesquisas, um híbrido constituído por dois ou mais procedimentos, que podem se relacionar sem causar danos teórico-metodológicos a cada um separadamente.
Palabras clave : história oral; saberes docentes; metodologia de pesquisa.