SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número64FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E A COOPERAÇÃO INTERSETORIALFORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA: biografia músico-educativa como procedimento de pesquisa e formação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

BORGES, Vilmar José  e  BORGES, Jullizze Maia. POTENCIALIDADES DA HISTÓRIA ORAL NA PESQUISA E NA FORMA(AÇÃO) DOCENTE: percurso metodológico. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.64, pp.88-101.  Epub 30-Jul-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.50659.

O presente artigo tem por objeto de estudo os pressupostos metodológicos de pesquisa da História Oral, e, por objetivo, desvelar e socializar as potencialidades dessa abordagem como alternativa para investigar as especificidades da relação entre os diferentes saberes/fazeres que envolvem a formação e a atuação docente. Para tanto, apoiados na abordagem da pesquisa bibliográfica, destaca a necessidade de investigações que voltem seus olhares para a internalidade do processo educativo, desvelando saberes e fazeres dos sujeitos em seus dinâmicos processos formativos. Nessa direção, enfatiza as potencialidades da História Oral. Conclui-se que essa abordagem se mostra ainda mais potente ao permitir ao pesquisador adotar, em suas pesquisas, um híbrido constituído por dois ou mais procedimentos, que podem se relacionar sem causar danos teórico-metodológicos a cada um separadamente.

Palavras-chave : história oral; saberes docentes; metodologia de pesquisa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )