SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue64POTENTIALITIES OF ORAL HISTORY IN RESEARCH AND TEACHING TRAINING: methodological pathTHE WORK OF PARTNERSHIP IN THE SCHOOL: implications for the Faculty constitution. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

ALMEIDA, Jéssica de. FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA: biografia músico-educativa como procedimento de pesquisa e formação. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.64, pp.102-115.  Epub July 30, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.48697.

O artigo tem como objetivo explicar um procedimento de pesquisa (auto)biográfica desenvolvido no âmbito de uma pesquisa de doutoramento, destacando suas potencialidades de uso para a formação de professores. Referenciados teoricamente em estudos sobre pesquisa (auto)biográfica (ABRAHÃO, 2004; BRAGANÇA, 2011; BOLÍVAR, DOMINGUES, FERNANDEZ, 2001, CUNHA, 2012; NÓVOA, FINGER, 2010; PASSEGGI, 2011a, entre outros), experiência e formação (DELORY-MOMBERGER, 2014; DOMINICÉ, 2010a; JOSSO, 2010a; JOSSO, 2010b; PASSEGGI, 2011b; SUÁREZ, 2012, entre outros), os diferentes momentos que integram a biografia músico-educativa, procedimento em questão, são delineados destacando-se as suas particularidades e contribuições para a formação docente. Inspirada na biografia educativa, um procedimento de pesquisa e formação desenvolvido por Pierre Dominicé e Marie-Christine Josso, a discussão teórico-metodológica sobre a biografia músico-educativa busca fomentar o debate sobre a pertinência de abordagens (auto)biográficas em processos formativos, sejam estes no âmbito acadêmico ou em outros contextos e ampliar as perspectivas sobre a formação docente inicial, continuada e permanente.

Keywords : pesquisa (auto)biográfica; narrativa; música.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )