SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue64TRAINING AND EXPERIENCE: musical-educational biography as research and training procedureFEDATHI SEQUENCE FOR CHANGE IN PRACTICE: case study of a scientific theater experiment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

CASSAO, Pamela Aparecida  and  CHALUH, Laura Noemi. O TRABALHO DE PARCERIA NA ESCOLA: implicações para a constituição docente. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.64, pp.116-131.  Epub July 30, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.45116.

O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa que tematizou o “trabalho de parceria” entre professora em exercício e bolsistas, graduandas do curso de pedagogia, no contexto escolar. Para ampliar a compreensão do trabalho docente pelo viés da colaboração e parceria, questão central da referida pesquisa, foi realizado um levantamento bibliográfico de periódicos na área de educação, no estrato A1 (QUALIS CAPES). Nesta produção problematizamos os artigos sistematizados a partir daquele mapeamento bibliográfico na tentativa de compreender os diferentes conceitos e entendimentos que circulam no meio acadêmico em relação à temática em questão. Entende-se que o trabalho de parceria considera a escola como propositora de processos formativos, pautados em relações de confiança e que, os sujeitos que participam, estejam abertos a dialogar e problematizar questões da vida educativa que compartilham assumindo sua responsabilidade e compromisso perante as decisões tomadas conjuntamente.

Keywords : trabalho de parceria; formação de professores; cotidiano escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )