SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número64FORMACIÓN Y EXPERIENCIA: biografía músico-educativa como procedimiento de investigación y formaciónSECUENCIA FEDATHI PARA EL CAMBIO DE PRÁCTICA: estudio de caso de un experimento con teatro científico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

CASSAO, Pamela Aparecida  y  CHALUH, Laura Noemi. O TRABALHO DE PARCERIA NA ESCOLA: implicações para a constituição docente. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.64, pp.116-131.  Epub 30-Jul-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.45116.

O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa que tematizou o “trabalho de parceria” entre professora em exercício e bolsistas, graduandas do curso de pedagogia, no contexto escolar. Para ampliar a compreensão do trabalho docente pelo viés da colaboração e parceria, questão central da referida pesquisa, foi realizado um levantamento bibliográfico de periódicos na área de educação, no estrato A1 (QUALIS CAPES). Nesta produção problematizamos os artigos sistematizados a partir daquele mapeamento bibliográfico na tentativa de compreender os diferentes conceitos e entendimentos que circulam no meio acadêmico em relação à temática em questão. Entende-se que o trabalho de parceria considera a escola como propositora de processos formativos, pautados em relações de confiança e que, os sujeitos que participam, estejam abertos a dialogar e problematizar questões da vida educativa que compartilham assumindo sua responsabilidade e compromisso perante as decisões tomadas conjuntamente.

Palabras clave : trabalho de parceria; formação de professores; cotidiano escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )