SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número64FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA: biografia músico-educativa como procedimento de pesquisa e formaçãoSEQUÊNCIA FEDATHI PARA MUDANÇA DE PRÁTICA: estudo de caso de uma experiência com o teatro científico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

CASSAO, Pamela Aparecida  e  CHALUH, Laura Noemi. O TRABALHO DE PARCERIA NA ESCOLA: implicações para a constituição docente. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.64, pp.116-131.  Epub 30-Jul-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.45116.

O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa que tematizou o “trabalho de parceria” entre professora em exercício e bolsistas, graduandas do curso de pedagogia, no contexto escolar. Para ampliar a compreensão do trabalho docente pelo viés da colaboração e parceria, questão central da referida pesquisa, foi realizado um levantamento bibliográfico de periódicos na área de educação, no estrato A1 (QUALIS CAPES). Nesta produção problematizamos os artigos sistematizados a partir daquele mapeamento bibliográfico na tentativa de compreender os diferentes conceitos e entendimentos que circulam no meio acadêmico em relação à temática em questão. Entende-se que o trabalho de parceria considera a escola como propositora de processos formativos, pautados em relações de confiança e que, os sujeitos que participam, estejam abertos a dialogar e problematizar questões da vida educativa que compartilham assumindo sua responsabilidade e compromisso perante as decisões tomadas conjuntamente.

Palavras-chave : trabalho de parceria; formação de professores; cotidiano escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )