SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número64SECUENCIA FEDATHI PARA EL CAMBIO DE PRÁCTICA: estudio de caso de un experimento con teatro científicoINTERSECCIONALIDAD Y TRABAJO DOCENTE: desafíos vividos por maestras negras de la UFAC índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

ALMEIDA, Verônica Domingues. CAOSGRAFIA DO AMOR DOCENTE. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.64, pp.151-166.  Epub 30-Jul-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.51324.

Apresenta-se, neste artigo, a caosgrafia, uma metodologia criada em uma pesquisa de Doutorado em Educação. Tendo como temática amor e docência, o objetivo foi tensionar a vinculação do amor a representações cristalizadas e a juízos de valor que impõem perfis à profissão, de modo a desvelar paisagens da docência, esboçadas por professores no Facebook®. Engendrada em uma postura complexa e multirreferencial, estabelecida entre a Bricolagem de Lévi-Strauss, bem como a ampliação de Kincheloe e Berry e a Geofilosofia de Deleuze e Guattari, a caosgrafia empreendeu uma bricolagem acêntrica, construída em ensaios metodológicos, delineados por um mapa - roteiro-esboço-coreografias - que contemplou o atravessamento de referências heterogêneas sobre o amor, as quais coabitam na contemporaneidade e ressoam no campo da educação. Como resultados, apresentam-se duas paisagens de amor e docência no Facebook®: “Bailes dos 15 de outubro” e “Focos de abominação a Paulo Freire”. Propõe-se, ainda, que se fundem novas éticas amorosas, efetivadas no esteio de uma educação para as relações.

Palabras clave : amor; docência; metodologia de pesquisa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )