SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue64CHAOSGRAPHY OF TEACHER LOVE“ORGULHO DE SER HETERO”? disputes over masculinities on a Facebook page author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SILVA, Sulamita Rosa da; MACHADO, Tânia Mara Rezende  and  COSTA, Ademarcia Lopes de Oliveira. INTERSECCIONALIDADE E TRABALHO DOCENTE: desafios vividos por professoras negras da UFAC. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.64, pp.167-180.  Epub July 30, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.50127.

A interseccionalidade analisa as discriminações raciais, de gênero, dentre outras opressões de forma sobrepostas na vida de mulheres negras. O objetivo desse estudo foi analisar os desafios de como é ser mulher negra e professora universitária nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Acre/Campus Sede, refletindo sobre as discriminações raciais e de gênero na academia. Na metodologia, fez-se uso das pesquisas bibliográfica e de campo, por meio de entrevistas narrativas. Os traços negroides das docentes eram assemelhados com preconceitos alusivos as suas competências profissionais e titulações, naturalizando-se o racismo na academia.

Keywords : interseccionalidade; professoras negras; trabalho docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )