SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número64CAOSGRAFIA DO AMOR DOCENTE“ORGULHO DE SER HETERO”? disputas em torno das masculinidades em uma página do Facebook índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SILVA, Sulamita Rosa da; MACHADO, Tânia Mara Rezende  e  COSTA, Ademarcia Lopes de Oliveira. INTERSECCIONALIDADE E TRABALHO DOCENTE: desafios vividos por professoras negras da UFAC. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.64, pp.167-180.  Epub 30-Jul-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.50127.

A interseccionalidade analisa as discriminações raciais, de gênero, dentre outras opressões de forma sobrepostas na vida de mulheres negras. O objetivo desse estudo foi analisar os desafios de como é ser mulher negra e professora universitária nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Acre/Campus Sede, refletindo sobre as discriminações raciais e de gênero na academia. Na metodologia, fez-se uso das pesquisas bibliográfica e de campo, por meio de entrevistas narrativas. Os traços negroides das docentes eram assemelhados com preconceitos alusivos as suas competências profissionais e titulações, naturalizando-se o racismo na academia.

Palavras-chave : interseccionalidade; professoras negras; trabalho docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )