SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número64INTERSECCIONALIDAD Y TRABAJO DOCENTE: desafíos vividos por maestras negras de la UFACLA REFERENCIALIZACIÓN EN LA INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN EN CIENCIAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

KLEIN, Carin  y  SANTOS, Alison dos. “ORGULHO DE SER HETERO”? disputas em torno das masculinidades em uma página do Facebook. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.64, pp.181-194.  Epub 30-Jul-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.49609.

O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção e a veiculação de representações de masculinidades e de feminilidades em uma página do Facebook, intitulada “Orgulho de ser Hetero”. O estudo insere-se nos campos teóricos dos Estudos Culturais e Estudos de Gênero, em aproximação com a perspectiva pós-estruturalista. Para a operacionalização da pesquisa, selecionamos um conjunto de imagens e textos, a fim de explorá-los a partir dos conceitos de cultura, representação e gênero, com a intenção de discutirmos as representações de gênero que estão sendo ali veiculadas, ou seja, realizamos o exame de como elas vêm sendo nomeadas, reforçadas, re/atualizadas, tensionadas e negociadas, por meio dos sentidos que se incorporam a elas nesse contexto.

Palabras clave : cultura; representação; gênero; masculinidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )