SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue64“ORGULHO DE SER HETERO”? disputes over masculinities on a Facebook pageAFRICAN-RELIGIOUS PRACTICES, LITERATURE AND HISTORY TEACHING: for decolonial education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

LIMA, Bárbara Grace Tobaldini de; RICHETTI, Graziela Piccoli  and  ALVES FILHO, José de Pinho. A REFERENCIALIZAÇÃO NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.64, pp.195-205.  Epub July 30, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.51288.

Neste trabalho analisamos, a partir da proposta teórica e metodológica da Referencialização, a formação dos egressos de um curso de licenciatura e de um programa de pós-graduação. No primeiro momento abordamos os encaminhamentos e fundamentos deste processo e o modo como ele foi mobilizado no desenvolvimento de duas investigações. O objetivo é apresentar e difundir a referencialização como alternativa para o desenvolvimento das pesquisas na educação em Ciências. Como resultados são apresentadas as dimensões identificadas em cada uma das pesquisas, e em seguida, uma síntese dos principais resultados. Concluímos que a referencialização é um processo dinâmico, complexo, processual e que, ao fornecer respostas, gera também informações para nortear futuras mudanças ou adaptações ao dispositivo educativo analisado.

Keywords : formação de professores; avaliação; educação em ciências.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )