SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número64“ORGULHO DE SER HETERO”? disputas sobre masculinidades en una página de FacebookPRÁCTICAS AFRORELIGIOSAS, LITERATURA Y ENSEÑANZA DE HISTORIA: para la educatión descolonial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

LIMA, Bárbara Grace Tobaldini de; RICHETTI, Graziela Piccoli  y  ALVES FILHO, José de Pinho. A REFERENCIALIZAÇÃO NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.64, pp.195-205.  Epub 30-Jul-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.51288.

Neste trabalho analisamos, a partir da proposta teórica e metodológica da Referencialização, a formação dos egressos de um curso de licenciatura e de um programa de pós-graduação. No primeiro momento abordamos os encaminhamentos e fundamentos deste processo e o modo como ele foi mobilizado no desenvolvimento de duas investigações. O objetivo é apresentar e difundir a referencialização como alternativa para o desenvolvimento das pesquisas na educação em Ciências. Como resultados são apresentadas as dimensões identificadas em cada uma das pesquisas, e em seguida, uma síntese dos principais resultados. Concluímos que a referencialização é um processo dinâmico, complexo, processual e que, ao fornecer respostas, gera também informações para nortear futuras mudanças ou adaptações ao dispositivo educativo analisado.

Palabras clave : formação de professores; avaliação; educação em ciências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )