SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número64“ORGULHO DE SER HETERO”? disputas em torno das masculinidades em uma página do FacebookPRÁTICAS AFRORRELIGIOSAS, LITERATURA E ENSINO DE HISTÓRIA: por uma educação decolonial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

LIMA, Bárbara Grace Tobaldini de; RICHETTI, Graziela Piccoli  e  ALVES FILHO, José de Pinho. A REFERENCIALIZAÇÃO NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.64, pp.195-205.  Epub 30-Jul-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.51288.

Neste trabalho analisamos, a partir da proposta teórica e metodológica da Referencialização, a formação dos egressos de um curso de licenciatura e de um programa de pós-graduação. No primeiro momento abordamos os encaminhamentos e fundamentos deste processo e o modo como ele foi mobilizado no desenvolvimento de duas investigações. O objetivo é apresentar e difundir a referencialização como alternativa para o desenvolvimento das pesquisas na educação em Ciências. Como resultados são apresentadas as dimensões identificadas em cada uma das pesquisas, e em seguida, uma síntese dos principais resultados. Concluímos que a referencialização é um processo dinâmico, complexo, processual e que, ao fornecer respostas, gera também informações para nortear futuras mudanças ou adaptações ao dispositivo educativo analisado.

Palavras-chave : formação de professores; avaliação; educação em ciências.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )