SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número64LA REFERENCIALIZACIÓN EN LA INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN EN CIENCIASANÁLISIS TEMÁTICO DIALÓGICO APLICADO A UN CÍRCULO DE CONVERSACIÓN: una explicación basada en relato de investigación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SERAFIM, Vanda Fortuna  y  AZEVEDO FIALHO, Laís. PRÁTICAS AFRORRELIGIOSAS, LITERATURA E ENSINO DE HISTÓRIA: por uma educação decolonial. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.64, pp.206-225.  Epub 30-Jul-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.51424.

A finalidade desse artigo é pensar possibilidades para o ensino da história e cultura afro-brasileira por meio da literatura, atentando às práticas afrorreligiosas, mas problematizando os discursos colonizadores presentes na maioria das narrativas existentes. A obra literária escolhida para tanto consiste em Deuses de dois mundos – a trilogia épica dos orixás, de autoria de PJ Pereira, que teve amplo sucesso literário, especialmente entre o público juvenil, e chama a atenção pelo modo como o autor contava uma história contemporânea utilizando os mitos dos orixás, tornando-se uma boa ferramenta para o ensino de história e cultura afrobrasileira. Rica em detalhes sobre a cultura iorubana, ainda assim, exige preparo do (a) professor (a) para reconhecer o processo de “embranquecimento cultural” operado na obra.

Palabras clave : ensino de história; educação decolonial; história e cultura afro-brasileira.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )