SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue64AFRICAN-RELIGIOUS PRACTICES, LITERATURE AND HISTORY TEACHING: for decolonial educationIMPLICATIONS OF AFFECTION ON THE DEVELOPMENT OF BABY'S PSYCHISM IN THE FIRST YEAR OF LIFE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

KRUGER-FERNANDES, Larissa; RIBEIRO, Lady Daiane Martins  and  BORGES, Fabrícia Teixeira. ANÁLISE TEMÁTICA DIALÓGICA APLICADA A UMA RODA DE CONVERSA COM CRIANÇAS: uma explanação baseada em relato de pesquisa. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.64, pp.226-240.  Epub July 30, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.50727.

Este artigo tem o objetivo de apresentar a Análise Temática Dialógica, seus fundamentos epistemológicos e sua aplicação em um contexto de pesquisa qualitativa com crianças. Partindo da concepção de linguagem elaborada e desenvolvida pelo Círculo de Bakhtin, apresentam-se os pressupostos que embasam esse tipo de análise: o caráter dialógico da língua, o entendimento da palavra como signo ideológico e a concepção de tema. São abordados também os conceitos de endereçamento e alteridade que guiam as análises, de modo que todo enunciado do (a) participante é considerado em relação ao outro – ou aos outros – a quem ele(a) se dirige. Após essa explanação inicial, apresenta-se um relato prático da aplicação da Análise Temática Dialógica às informações produzidas em uma pesquisa sobre tecnologia com crianças. A pesquisa se utilizou de roda de conversa como procedimento metodológico para investigar os significados presentes nas falas das crianças participantes sobre a presença das tecnologias em suas vidas.

Keywords : análise temática dialógica; roda de conversa; crianças.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )