SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número64PRÁTICAS AFRORRELIGIOSAS, LITERATURA E ENSINO DE HISTÓRIA: por uma educação decolonialIMPLICAÇÕES DO AFETO NO DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO DOS BEBÊS NO PRIMEIRO ANO DE VIDA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

KRUGER-FERNANDES, Larissa; RIBEIRO, Lady Daiane Martins  e  BORGES, Fabrícia Teixeira. ANÁLISE TEMÁTICA DIALÓGICA APLICADA A UMA RODA DE CONVERSA COM CRIANÇAS: uma explanação baseada em relato de pesquisa. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.64, pp.226-240.  Epub 30-Jul-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.50727.

Este artigo tem o objetivo de apresentar a Análise Temática Dialógica, seus fundamentos epistemológicos e sua aplicação em um contexto de pesquisa qualitativa com crianças. Partindo da concepção de linguagem elaborada e desenvolvida pelo Círculo de Bakhtin, apresentam-se os pressupostos que embasam esse tipo de análise: o caráter dialógico da língua, o entendimento da palavra como signo ideológico e a concepção de tema. São abordados também os conceitos de endereçamento e alteridade que guiam as análises, de modo que todo enunciado do (a) participante é considerado em relação ao outro – ou aos outros – a quem ele(a) se dirige. Após essa explanação inicial, apresenta-se um relato prático da aplicação da Análise Temática Dialógica às informações produzidas em uma pesquisa sobre tecnologia com crianças. A pesquisa se utilizou de roda de conversa como procedimento metodológico para investigar os significados presentes nas falas das crianças participantes sobre a presença das tecnologias em suas vidas.

Palavras-chave : análise temática dialógica; roda de conversa; crianças.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )