SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número64ANÁLISIS TEMÁTICO DIALÓGICO APLICADO A UN CÍRCULO DE CONVERSACIÓN: una explicación basada en relato de investigaciónHIGIENISMO Y EDUCACIÓN ESCOLAR EN LA CIUDAD DE PARAHYBA DURANTE LA PRIMERA REPÚBLICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

PAREDES, Camila Godoy  y  KOHLE, Érika Christina. IMPLICAÇÕES DO AFETO NO DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO DOS BEBÊS NO PRIMEIRO ANO DE VIDA. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.64, pp.241-254.  Epub 30-Jul-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.49885.

O artigo discute a relevância do afeto na organização da atividade pedagógica direcionada ao desenvolvimento das capacidades humanas dos bebês no primeiro ano de vida. Por meio de um diálogo entre teoria e prática, problematiza questões do dia a dia de uma escola de educação infantil situada no interior do estado de São Paulo, com base nos referenciais da teoria histórico-cultural sobre as implicações da função afetiva nas experiências vividas pelos bebês na creche. Considerando que, nas últimas décadas, a produção de pesquisas e a constante reformulação da legislação brasileira tentaram apresentar pressupostos orientadores para a articulação entre a dimensão afetiva e o processo educativo, faz-se necessário compreender como o afeto contribui para o desenvolvimento das funções psicológicas e para o desenvolvimento das capacidades humanas na escola da infância. Os resultados elucidam que aproximar teoria e prática pode evitar equívocos conceituais sobre a dimensão afetiva e as leis de desenvolvimento dos pequenos, estabelecendo o lugar social do professor como sujeito que cuida, educa e contribui para a formação da personalidade desde os primeiros meses de vida dos bebês.

Palabras clave : educação infantil; afeto; primeiro ano de vida.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )