SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue64IMPLICATIONS OF AFFECTION ON THE DEVELOPMENT OF BABY'S PSYCHISM IN THE FIRST YEAR OF LIFETHE ALLIANCE BETWEEN HEALTH AND EDUCATION AND THE EFFECTS OF GOVERNMENTALITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

CARDOSO, Carlos Augusto de Amorim; CALADO, Eiana Alda de Freitas  and  SA, Nirvana Lígia Albino Rafael de. HIGIENISMO E EDUCAÇÃO ESCOLAR NA CIDADE DA PARAHYBA DURANTE A PRIMEIRA REPÚBLICA. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.64, pp.255-268.  Epub July 30, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.49321.

Este artigo tem como principal objetivo discutir de que modo o discurso higienista se fez presente na educação escolar da cidade da Parahyba no período da Primeira República, em especial no que se refere ao conhecimento geográfico da cidade. Entende-se que o debate higiênico nas escolas, bem como a criação de cadeiras de higiene, contribuíram para uma reinvenção da cidade por meio do paradigma do moderno. Para tanto, a pesquisa vem sendo realizada a partir dos estudos e procedimentos metodológicos da Geografia Histórica, através de documentos históricos, primarios e secundários, que possam contribuir com o estudo histórico do espaço.

Keywords : higienismo; educação escolar; cidade da parahyba.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )