SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número64IMPLICAÇÕES DO AFETO NO DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO DOS BEBÊS NO PRIMEIRO ANO DE VIDAOS ATRAVESSAMENTOS DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO E OS EFEITOS DA GOVERNAMENTALIDADE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

CARDOSO, Carlos Augusto de Amorim; CALADO, Eiana Alda de Freitas  e  SA, Nirvana Lígia Albino Rafael de. HIGIENISMO E EDUCAÇÃO ESCOLAR NA CIDADE DA PARAHYBA DURANTE A PRIMEIRA REPÚBLICA. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.64, pp.255-268.  Epub 30-Jul-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.49321.

Este artigo tem como principal objetivo discutir de que modo o discurso higienista se fez presente na educação escolar da cidade da Parahyba no período da Primeira República, em especial no que se refere ao conhecimento geográfico da cidade. Entende-se que o debate higiênico nas escolas, bem como a criação de cadeiras de higiene, contribuíram para uma reinvenção da cidade por meio do paradigma do moderno. Para tanto, a pesquisa vem sendo realizada a partir dos estudos e procedimentos metodológicos da Geografia Histórica, através de documentos históricos, primarios e secundários, que possam contribuir com o estudo histórico do espaço.

Palavras-chave : higienismo; educação escolar; cidade da parahyba.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )