SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número64HIGIENISMO Y EDUCACIÓN ESCOLAR EN LA CIUDAD DE PARAHYBA DURANTE LA PRIMERA REPÚBLICALA EDUCACIÓN DE LAS FAMILIAS POR OFÉLIA BOISSON CARDOSO: na lectura de la obra Problemas de la Adolescencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

PORTO, Roberta de Mendonça  y  AMADO, Luiz Antonio Saléh. OS ATRAVESSAMENTOS DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO E OS EFEITOS DA GOVERNAMENTALIDADE. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.64, pp.269-284.  Epub 30-Jul-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.50845.

Este artigo objetiva discutir os efeitos da implementação da Política Nacional de Educação Especial de 2008 no municipio de Linhares, ES, a partir do encontro entre educação e saúde. Os dados dessa pesquisa referem-se ao ano de 2010 e foram analisados sob as lentes da Análise Institucional. Com base nesses pressupostos, nos voltamos para a nova organização da rede, após a implementação da PNEE 2008, que estabeleceu uma parceria entre saúde e educação. A partir disso, observou-se o aumento da demanda de avaliação das dificuldades de aprendizagem e de problemas comportamentais dos estudantes por parte das escolas e de seus profissionais. Este efeito emergiu neste trabalho como um analisador histórico: Aumento da demanda por avaliação, apontando para como tem se constituído a relação entre saúde e educação no âmbito da escola e abrindo espaços para novas organizações desta relação. Questões até então corriqueiras no cotidiano escolar passaram a ser consideradas disfunções neuropsicológicas dos estudantes, demandando, assim, a avaliação de uma equipe de saúde. Diante disso, a equipe de trabalho elaborou uma série de estratégias que pudessem minimizar o processo de medicalização escolar que estava se instituindo naquela rede. Essas estratégias aproximaram os profissionais da saúde e da educação, permitindo que os profissionais da escola colocassem suas práticas em análise e produzissem mudanças nas relações e práticas da escola.

Palabras clave : PNEE 2008; medicalização escolar; saúde e educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )