SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número64HIGIENISMO E EDUCAÇÃO ESCOLAR NA CIDADE DA PARAHYBA DURANTE A PRIMEIRA REPÚBLICAA EDUCAÇÃO DAS FAMÍLIAS POR OFÉLIA BOISSON CARDOSO: uma leitura da obra Problemas da Adolescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

PORTO, Roberta de Mendonça  e  AMADO, Luiz Antonio Saléh. OS ATRAVESSAMENTOS DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO E OS EFEITOS DA GOVERNAMENTALIDADE. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.64, pp.269-284.  Epub 30-Jul-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.50845.

Este artigo objetiva discutir os efeitos da implementação da Política Nacional de Educação Especial de 2008 no municipio de Linhares, ES, a partir do encontro entre educação e saúde. Os dados dessa pesquisa referem-se ao ano de 2010 e foram analisados sob as lentes da Análise Institucional. Com base nesses pressupostos, nos voltamos para a nova organização da rede, após a implementação da PNEE 2008, que estabeleceu uma parceria entre saúde e educação. A partir disso, observou-se o aumento da demanda de avaliação das dificuldades de aprendizagem e de problemas comportamentais dos estudantes por parte das escolas e de seus profissionais. Este efeito emergiu neste trabalho como um analisador histórico: Aumento da demanda por avaliação, apontando para como tem se constituído a relação entre saúde e educação no âmbito da escola e abrindo espaços para novas organizações desta relação. Questões até então corriqueiras no cotidiano escolar passaram a ser consideradas disfunções neuropsicológicas dos estudantes, demandando, assim, a avaliação de uma equipe de saúde. Diante disso, a equipe de trabalho elaborou uma série de estratégias que pudessem minimizar o processo de medicalização escolar que estava se instituindo naquela rede. Essas estratégias aproximaram os profissionais da saúde e da educação, permitindo que os profissionais da escola colocassem suas práticas em análise e produzissem mudanças nas relações e práticas da escola.

Palavras-chave : PNEE 2008; medicalização escolar; saúde e educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )