SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número64JUSTIÇA SOCIAL: uma trajetória conceitualTRAMAS DA MEMÓRIA: entrevista com idealizadoras e editoras/or da Revista Teias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

MANRIQUE, Adriana Leticia Díaz. PARA UMA RECONSTRUÇÃO ATRAVÉS DAS TIC, DESDE UMA PERSPECTIVA DIDÁTICA caso de estudo do SUAyED UNAMHACIA UNA RECONSTRUCCIÓN DE LA EDUCACIÓN MEDIADA POR TIC DESDE UNA PERSPECTIVA DIDÁCTICA caso de estudio SUAyED UNAM. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.64, pp.316-326.  Epub 30-Jul-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.53660.

O Sistema Universidad Abierta y Educación a Distancia (SUAyED) da Universidad Nacional Autónoma de México é uma modalidade de estudo na qual o uso das TIC faz parte do que Cobo (2011) chama de “aprendizagem invisível”. Neste trabalho foram identificadas as dificuldades com que se deparam tanto os alunos quanto os professores do SUAyED, bem como as estratégias didáticas utilizadas para propiciar situações de aprendizagem por meio de uma plataforma. Para isso, foi realizado um questionário online com 521 alunos e a 79 professores. Mediante as técnicas de conveniência e de grupos extremos, foram entrevistados sete professores que, com seus depoimentos, permitiram identificar as estratégias didáticas utilizadas para fazer com que os alunos se apropriem da aprendizagem. É evidente também que a ausência de um Programa de Estudos específico para essa modalidade gera dificuldades no sistema não presencial.

Palavras-chave : TIC; estrategias didácticas; situaciones de aprendizaje.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )