SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue65DIGITAL MEDIA, TEACHING AND TEACHING PRACTICE: changes and permanence in the context of the COVID pandemic 19FOR A SCHOOL FOR ALL: collaborative work of educational speech therapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

FONSECA, Michele Pereira de Souza da  and  LEME, Erika Souza. ABECEDÁRIO DA INCLUSÃO: entrecruzando memória e formação docente. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.41-54.  Epub Dec 26, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.54806.

O presente artigo tem como objetivo apresentar a análise das memórias de experiências excludentes dos professores/as, como elemento formativo, desenvolvido no Curso de pós-graduação em Educação Física escolar na perspectiva inclusiva. Este estudo é parte de uma pesquisa, cujo eixo central busca compreender os processos de inclusão/exclusão na formação/ação de professores de Educação Física. Neste artigo, apresentamos o Abecedário da Inclusão estruturado em pressupostos teórico-metodológicos que confrontam as bases sociais que forjam cotidianamente a exclusão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, contando com 19 docentes em formação continuada, que consentiram em rememorar suas experiências passadas na fase de escolarização. Os principais resultados apontaram a necessidade de se elaborar as “marcas" das exclusões vividas no passado para que se possa admitir um porvir sem a reprodução de estereótipos, rótulos e preconceitos, dando força, sentido e materialidade em um fazer político-pedagógico que se identifica e se relaciona com os valores humanitários da inclusão.

Keywords : educação física; formação docente; memória e experiência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )