SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número65MEDIOS DIGITALES, DOCENCIA Y PRATICA DOCENTE: cambios y permanencia en el contexto de la pandemia de COVID 19POR UNA ESCUELA PARA TODOS: trabajo colaborativo de fonoaudiología educativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

FONSECA, Michele Pereira de Souza da  y  LEME, Erika Souza. ABECEDÁRIO DA INCLUSÃO: entrecruzando memória e formação docente. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.41-54.  Epub 26-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.54806.

O presente artigo tem como objetivo apresentar a análise das memórias de experiências excludentes dos professores/as, como elemento formativo, desenvolvido no Curso de pós-graduação em Educação Física escolar na perspectiva inclusiva. Este estudo é parte de uma pesquisa, cujo eixo central busca compreender os processos de inclusão/exclusão na formação/ação de professores de Educação Física. Neste artigo, apresentamos o Abecedário da Inclusão estruturado em pressupostos teórico-metodológicos que confrontam as bases sociais que forjam cotidianamente a exclusão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, contando com 19 docentes em formação continuada, que consentiram em rememorar suas experiências passadas na fase de escolarização. Os principais resultados apontaram a necessidade de se elaborar as “marcas" das exclusões vividas no passado para que se possa admitir um porvir sem a reprodução de estereótipos, rótulos e preconceitos, dando força, sentido e materialidade em um fazer político-pedagógico que se identifica e se relaciona com os valores humanitários da inclusão.

Palabras clave : educação física; formação docente; memória e experiência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )