SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número65ABECEDÁRIO DA INCLUSÃO: entrecruzando memória e formação docenteBIOÉTICA E INTERDISCIPLINARIDADE: a relação entre educação e meio ambiente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

MASUYAMA, Paula Mieco Koizumi. POR UMA ESCOLA PARA TODOS: trabalho colaborativo da fonoaudiologia educacional. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.55-72.  Epub 26-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.55792.

Lacunas no aprendizado de algumas crianças que estão à margem da política de inclusão se tornam mais evidentes no momento que estamos vivenciando. O artigo sintetiza a dissertação de mestrado em Educação e analisa a contribuição e os desafios do trabalho interdisciplinar entre a Fonoaudiologia e a Educação para a formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre os problemas de aprendizagem da linguagem escrita. A investigação de natureza qualitativa, do tipo pesquisa intervenção com nuances do modelo construtivo-colaborativo, foi desenvolvida por meio de um programa de formação continuada de professores, na modalidade a distância. Os principais instrumentos de coleta de dados foram o questionário e as narrativas escritas. A análise dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que o trabalho articulado entre as respectivas áreas possibilitou a construção de um novo saber, a partir do entendimento que somos únicos.

Palavras-chave : Inclusão; Fonoaudiologia Educacional; Formação colaborativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )