SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue65THE ACTIVE METHODOLOGIES AS POTTENCIALIZERS OF THE ATTENTIONAL SYSTEM: from the presential to the remote using Design ThinkingTHE INTEGRATION WORKSHOPS AS PEDAGOGICAL PRACTICE IN TIMES OF UNCERTAINTY AND CRISIS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

AGUIRRE, Uriel José Castellanos. INFRAESTRUCTURA E INFOCULTURA DAS TIL NA GESTÃO DA UNIVERSIDADE: UPEL-IMPM Extensión Académica Paraguaná. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.118-130.  Epub Dec 26, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.55438.

O objetivo foi interpretar os desafios da Extensão Acadêmica UPEL-IMPM Paraguaná na incorporação das Tecnologias de Informação Livres (TIL). O projeto de pesquisa foi baseado no paradigma misto. Foi quantitativo ao determinar as percepções dos discentes quanto à infoestrutura tecnológica e qualitativo ao investigar a Infocultura dos gestores sobre a incorporação do TIL. Os achados permitiram mostrar que as TIC são utilizadas nas atividades universitárias, mas ainda são incipientes. Os desafios da Infraestrutura e da Infocultura nos obrigam a repensar a gestão acadêmica para atender às necessidades de todos os atores envolvidos, pois o uso do TIL no cotidiano, desde a criação da informação digital até a sua comunicação, nos permitirá expandir e (re)configurar nossas práticas sociais e culturais. No entanto, devido aos diversos problemas políticos, econômicos e sociais do país, expostos pela insatisfação com os serviços públicos e com o acesso à internet, seus benefícios não são explorados.

Keywords : Educação; Software Livre; Gestão acadêmica; TIC; Políticas educacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )