SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número65AS METODOLOGIAS ATIVAS COMO POTENCIALIZADORAS DO SISTEMA ATENCIONAL: do presencial ao remoto usando Design ThinkingAS OFICINAS DE INTEGRAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE INCERTEZA E CRISE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

AGUIRRE, Uriel José Castellanos. INFRAESTRUCTURA E INFOCULTURA DAS TIL NA GESTÃO DA UNIVERSIDADE: UPEL-IMPM Extensión Académica Paraguaná. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.118-130.  Epub 26-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.55438.

O objetivo foi interpretar os desafios da Extensão Acadêmica UPEL-IMPM Paraguaná na incorporação das Tecnologias de Informação Livres (TIL). O projeto de pesquisa foi baseado no paradigma misto. Foi quantitativo ao determinar as percepções dos discentes quanto à infoestrutura tecnológica e qualitativo ao investigar a Infocultura dos gestores sobre a incorporação do TIL. Os achados permitiram mostrar que as TIC são utilizadas nas atividades universitárias, mas ainda são incipientes. Os desafios da Infraestrutura e da Infocultura nos obrigam a repensar a gestão acadêmica para atender às necessidades de todos os atores envolvidos, pois o uso do TIL no cotidiano, desde a criação da informação digital até a sua comunicação, nos permitirá expandir e (re)configurar nossas práticas sociais e culturais. No entanto, devido aos diversos problemas políticos, econômicos e sociais do país, expostos pela insatisfação com os serviços públicos e com o acesso à internet, seus benefícios não são explorados.

Palavras-chave : Educação; Software Livre; Gestão acadêmica; TIC; Políticas educacionais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )