SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue65INFRASTRUCTURE AND INFOCULTURE OF TIL IN UNIVERSITY MANAGEMENT: UPEL-IMPM Extensión Académica ParaguanáPOLICIES FOR INCLUSIVE SPECIAL EDUCATION IN PARANÁ AND COVID-19: emergency remote teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SPACEK, Iuri Kieslarck; SILVA, Vitor Gomes da  and  PASQUALLI, Roberta. AS OFICINAS DE INTEGRAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE INCERTEZA E CRISE. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.131-146.  Epub Dec 26, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.55407.

A forma de organização curricular escolar vem, historicamente, produzindo a fragmentação do conhecimento sobre os objetos. Nesse sentido, as perspectivas de educação que se pautam em currículos integrados tem se demonstrado espaços privilegiados para o estudo e análise dos objetos enquanto síntese de múltiplas determinações, tornando-se alternativas pedagógicas em tempos de incerteza e crise. Sendo assim, este artigo tem como objetivo discutir as concepção de integração curricular apresentadas pelos estudantes de um Curso de Ensino Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio (CTIIEM) a partir da materialização da prática pedagógica na unidade curricular (UC) de Oficina de Integração (OI). A OI compõe um núcleo comum de UC com carga horária específica de preparação, aplicação, síntese e avaliação coletiva do processo pedagógico. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa e dialética, caracterizada como caso de estudo. Foi realizada por meio de pesquisa documental, teórica e análise de dados empíricos coletados com 120 estudantes. Como resultados, destacamse duas categorias de análise: (a) a integração curricular como análise de um tema a partir de conhecimentos científicos distintos e, (b) a integração a partir de processos metodológicos diversificados colocando o estudante como sujeito do processo. Como resultados da pesquisa, considera-se que as duas categorias se conectam e expressam movimentos simultâneos de assimilação ativa dos conhecimentos por meio das Oficinas de Integração (OIs) já que, para os estudantes, as propostas tradicionais de ensino parecem como algo totalmente apartado de sua vida, algo com o qual ele não se identifica.

Keywords : ensino; politecnia; currículo integrado; oficinas de integração.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )