SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número65INFRAESTRUCTURA E INFOCULTURA DE LAS TIL EN LA GESTIÓN UNIVERSITARIA: UPEL-IMPM Extensión Académica ParaguanáPOLÍTICAS PARA LA EDUCACIÓN ESPECIAL INCLUSIVA EN PARANÁ Y COVID-19: educación a distancia de emergencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SPACEK, Iuri Kieslarck; SILVA, Vitor Gomes da  y  PASQUALLI, Roberta. AS OFICINAS DE INTEGRAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE INCERTEZA E CRISE. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.131-146.  Epub 26-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.55407.

A forma de organização curricular escolar vem, historicamente, produzindo a fragmentação do conhecimento sobre os objetos. Nesse sentido, as perspectivas de educação que se pautam em currículos integrados tem se demonstrado espaços privilegiados para o estudo e análise dos objetos enquanto síntese de múltiplas determinações, tornando-se alternativas pedagógicas em tempos de incerteza e crise. Sendo assim, este artigo tem como objetivo discutir as concepção de integração curricular apresentadas pelos estudantes de um Curso de Ensino Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio (CTIIEM) a partir da materialização da prática pedagógica na unidade curricular (UC) de Oficina de Integração (OI). A OI compõe um núcleo comum de UC com carga horária específica de preparação, aplicação, síntese e avaliação coletiva do processo pedagógico. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa e dialética, caracterizada como caso de estudo. Foi realizada por meio de pesquisa documental, teórica e análise de dados empíricos coletados com 120 estudantes. Como resultados, destacamse duas categorias de análise: (a) a integração curricular como análise de um tema a partir de conhecimentos científicos distintos e, (b) a integração a partir de processos metodológicos diversificados colocando o estudante como sujeito do processo. Como resultados da pesquisa, considera-se que as duas categorias se conectam e expressam movimentos simultâneos de assimilação ativa dos conhecimentos por meio das Oficinas de Integração (OIs) já que, para os estudantes, as propostas tradicionais de ensino parecem como algo totalmente apartado de sua vida, algo com o qual ele não se identifica.

Palabras clave : ensino; politecnia; currículo integrado; oficinas de integração.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )