SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue65THE INTEGRATION WORKSHOPS AS PEDAGOGICAL PRACTICE IN TIMES OF UNCERTAINTY AND CRISISTEACHING PRACTICES IN TIMES OF COVID-19 PANDEMIC: it is possible to include people with disabilities? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

FERREIRA, Gesilaine Mucio; JANUARIO, Erika Ramos  and  MOREIRA, Jani Alves da Silva. POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA NO PARANÁ E A COVID-19: ensino remoto emergencial. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.147-162.  Epub Dec 26, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.55782.

Este artigo objetiva analisar as políticas para a educação especial no contexto do ensino remoto emergencial, normatizado no estado do Paraná como prática pedagógica alternativa para a educação do público da educação especial (PAEE) matriculado nas classes comuns da educação básica regular pública do estado em tempos de COVID-19. Trata-se de uma pesquisa exploratória, documental e bibliográfica, ancorada na contextualização crítica e histórica da problemática a partir do processo de regulação política internacional, nacional e local. Os resultados abalizaram um alinhamento entre as políticas educacionais paranaenses, as políticas nacionais e as recomendações do Banco Mundial e da Unesco. Compreende-se o ensino remoto emergencial como prática pedagógica alternativa face à COVID-19. Todavia, para que esta prática não intensifiquem as desigualdades educacionais dos alunos PAEE inseridos nas escolas públicas paranaenses, é preciso alinhar os interesses e as ações do Estado, das escolas e das famílias, assim como condições objetivas para a sua realização.

Keywords : políticas educacionais; educação especial inclusiva; ensino remoto emergencial; covid-19.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )