SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número65OS TALLERES DE INTEGRACIÓN COMO PRÁCTICA PEDAGÓGICA EN TIEMPOS DE INCERTIDUMBRE Y CRISISPRÁCTICAS DE ENSEÑANZA EN TIEMPO DE PANDEMIA DE COVID-19: ¿Es posible la inclusión de las personas con discapacidad? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

FERREIRA, Gesilaine Mucio; JANUARIO, Erika Ramos  y  MOREIRA, Jani Alves da Silva. POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA NO PARANÁ E A COVID-19: ensino remoto emergencial. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.147-162.  Epub 26-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.55782.

Este artigo objetiva analisar as políticas para a educação especial no contexto do ensino remoto emergencial, normatizado no estado do Paraná como prática pedagógica alternativa para a educação do público da educação especial (PAEE) matriculado nas classes comuns da educação básica regular pública do estado em tempos de COVID-19. Trata-se de uma pesquisa exploratória, documental e bibliográfica, ancorada na contextualização crítica e histórica da problemática a partir do processo de regulação política internacional, nacional e local. Os resultados abalizaram um alinhamento entre as políticas educacionais paranaenses, as políticas nacionais e as recomendações do Banco Mundial e da Unesco. Compreende-se o ensino remoto emergencial como prática pedagógica alternativa face à COVID-19. Todavia, para que esta prática não intensifiquem as desigualdades educacionais dos alunos PAEE inseridos nas escolas públicas paranaenses, é preciso alinhar os interesses e as ações do Estado, das escolas e das famílias, assim como condições objetivas para a sua realização.

Palabras clave : políticas educacionais; educação especial inclusiva; ensino remoto emergencial; covid-19.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )