SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue65TEACHING PRACTICES IN TIMES OF COVID-19 PANDEMIC: it is possible to include people with disabilities?TEACHING CONVERSATIONS ON WHATSAPP FORGING MULTIREFERENTIAL LEARNING AND TEACHING AUTHORSHIP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SANTOS, Janaina Alves de Góis  and  ROYER, Marcia Regina. USO DE FOTOGRAFIAS COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.171-187.  Epub Dec 26, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.54913.

Os Deficientes Intelectuais (DI) apresentam alteração no desenvolvimento cognitivo, comportamento adaptativo e socioafetivo. A presente pesquisa objetiva abordar o uso de fotografias como estratégia pedagógica que desperta o interesse, favorece a memorização e facilita a compreensão de Ciências para DI. Este estudo de cunho qualitativo analisa imagens fotográficas registradas por alunos da Educação de Jovens e Adultos, de uma escola especializada na modalidade Educação Especial. Avaliou-se como a fotografia pode ser utilizada em sala de aula e quais aspectos cognitivos e socioculturais podem ser observados. Os resultados demonstraram a imagem fotográfica como uma opção viável que pode ser utilizada em diferentes disciplinas e que estimula a interação, a criatividade, autonomia e participação. Constatou-se que o aluno enquanto fotógrafo observa aspectos esquecidos ou não vistos, quando leitor demonstra sensações e visão ampliada da realidade e, por fim, como sujeito histórico vincula sua bagagem cultural, identidade e valores aos novos conhecimentos adquiridos.

Keywords : deficientes intelectuais; ensino; fotografia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )