SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número65PRÁTICAS DE ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19: é possível a inclusão das pessoas com deficiência?CONVERSAS DOCENTES NO WHATSAPP FORJANDO APRENDIZAGENS MULTIRREFERENCIAIS E AUTORIAS DOCENTES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SANTOS, Janaina Alves de Góis  e  ROYER, Marcia Regina. USO DE FOTOGRAFIAS COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.171-187.  Epub 26-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.54913.

Os Deficientes Intelectuais (DI) apresentam alteração no desenvolvimento cognitivo, comportamento adaptativo e socioafetivo. A presente pesquisa objetiva abordar o uso de fotografias como estratégia pedagógica que desperta o interesse, favorece a memorização e facilita a compreensão de Ciências para DI. Este estudo de cunho qualitativo analisa imagens fotográficas registradas por alunos da Educação de Jovens e Adultos, de uma escola especializada na modalidade Educação Especial. Avaliou-se como a fotografia pode ser utilizada em sala de aula e quais aspectos cognitivos e socioculturais podem ser observados. Os resultados demonstraram a imagem fotográfica como uma opção viável que pode ser utilizada em diferentes disciplinas e que estimula a interação, a criatividade, autonomia e participação. Constatou-se que o aluno enquanto fotógrafo observa aspectos esquecidos ou não vistos, quando leitor demonstra sensações e visão ampliada da realidade e, por fim, como sujeito histórico vincula sua bagagem cultural, identidade e valores aos novos conhecimentos adquiridos.

Palavras-chave : deficientes intelectuais; ensino; fotografia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )