SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue65USE OF PHOTOGRAPHS AS A PEDAGOGICAL EDUCATIONAL RESOURCE FOR INTELLECTUAL DISABILITIESDIGITAL NARRATIVES, DESIGN AND MEANINGS: some interlacing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

JESUS, Rosana Sales de  and  AMARAL, Mirian Maia do. CONVERSAS DOCENTES NO WHATSAPP FORJANDO APRENDIZAGENS MULTIRREFERENCIAIS E AUTORIAS DOCENTES. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.188-204.  Epub Dec 26, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.52666.

Este artigo, subproduto de uma pesquisa de mestrado, realizada em uma escola pública da rede municipal do Rio de Janeiro, objetiva compreender como conversas tecidas no WhatsApp, pelos professores da educação básica, podem contribuir para seus processos formativos e autorais. Nesse intento, dialogamos com as abordagens de Alves (2008); Andrade, Caldas e Alves (2019); Certeau (2013); Santaella (2013); Santos, (2005, 2014, 2019); Silva (2003, 2014), entre outros. A metodologia inscreveu-se na bricolagem dos princípios da multirreferencialidade com a pesquisa com os cotidianos na cibercultura, o que nos possibilitou engendrar atos de currículo que fizeram emergir conversas que forjaram processos de auto, hetero, eco e trans (formação), materializados em aprendizagens e autorias diversos. Desse modo, concluímos que o uso do aplicativo pode mediar conexões entre os professores para além do uso social, instituindo-se como um espaço de ensino, aprendizagem e formação na cibercultura.

Keywords : cibercultura; multirreferencialidade; cotidiano; conversas no whatsapp messenger.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )