SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue65DIGITAL NARRATIVES, DESIGN AND MEANINGS: some interlacingSTAGE IN TRAINING OF TRAINERS IN THE CURRICULAR DEVELOPMENT OF UFMA'S PEDAGOGY COURSE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

PEREIRA, Hiêda Claudia Barbosa; AZEVEDO, Breno Fabrício Terra  and  CAROLEI, Paula. DESIGN INSTRUCIONAL: perspectiva didático-metodológica para integração da tecnologia na formação docente. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.219-238.  Epub Dec 26, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.53705.

A presente pesquisa teve como objetivo propor uma metodologia didático-pedagógica para a disciplina Integração das Mídias e Novas Tecnologias (TDIC), implementada no curso normal em nível médio dos colégios do Estado do Rio de Janeiro, possibilitando contribuir para a formação inicial docente, no que se refere ao uso pedagógico das TDIC. Elaborada por meio de ‘Design Instrucional’ e disponibilizada no site M.E.N.T.E, a metodologia delineou a estratégia didática e a metodologia ativa que, mediadas por um ambiente virtual de aprendizagem, abordaram temas que propiciam o pensamento crítico durante as aulas. A pesquisa, de cunho qualitativo, adotou a observação participante, pesquisa exploratória, bibliográfica e documental. Como resultado, a partir triangulação dos dados coletados, verificou-se que esta pesquisa proporcionou reflexões acerca da formação interdisciplinar que prioriza a formação do profissional prático e reflexivo, concluindo-se que disponibilizou uma metodologia interdisciplinar que apresentou um paradigma efetivo para a implementação de novas práticas ao trabalho do professor.

Keywords : formação crítico-reflexiva; metodologia didático-pedagógica; design instrucional; tecnologias digitais de informação e comunicação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )