SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número65NARRATIVAS DIGITAIS, DESIGN E SIGNIFICADOS: alguns entrelaçamentosESTÁGIO EM FORMAÇÃO DE FORMADORES NO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

PEREIRA, Hiêda Claudia Barbosa; AZEVEDO, Breno Fabrício Terra  e  CAROLEI, Paula. DESIGN INSTRUCIONAL: perspectiva didático-metodológica para integração da tecnologia na formação docente. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.219-238.  Epub 26-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.53705.

A presente pesquisa teve como objetivo propor uma metodologia didático-pedagógica para a disciplina Integração das Mídias e Novas Tecnologias (TDIC), implementada no curso normal em nível médio dos colégios do Estado do Rio de Janeiro, possibilitando contribuir para a formação inicial docente, no que se refere ao uso pedagógico das TDIC. Elaborada por meio de ‘Design Instrucional’ e disponibilizada no site M.E.N.T.E, a metodologia delineou a estratégia didática e a metodologia ativa que, mediadas por um ambiente virtual de aprendizagem, abordaram temas que propiciam o pensamento crítico durante as aulas. A pesquisa, de cunho qualitativo, adotou a observação participante, pesquisa exploratória, bibliográfica e documental. Como resultado, a partir triangulação dos dados coletados, verificou-se que esta pesquisa proporcionou reflexões acerca da formação interdisciplinar que prioriza a formação do profissional prático e reflexivo, concluindo-se que disponibilizou uma metodologia interdisciplinar que apresentou um paradigma efetivo para a implementação de novas práticas ao trabalho do professor.

Palavras-chave : formação crítico-reflexiva; metodologia didático-pedagógica; design instrucional; tecnologias digitais de informação e comunicação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )