SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue65STAGE IN TRAINING OF TRAINERS IN THE CURRICULAR DEVELOPMENT OF UFMA'S PEDAGOGY COURSEPARFOR IN AMAZÔNIA PARAENSE: contributions to the quality of education in the municipality of Obidos-PA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

ROSA, Chaiane de Medeiros. O NÍVEL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: 2010 a 2018. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.252-266.  Epub Dec 26, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.49440.

Este estudo tem como objetivo analisar o nível de formação dos professores da educação superior brasileira no período de 2010 a 2018. Para tal foi realizada pesquisa documental, em consulta às sinopses estatísticas do Censo da Educação Superior, divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”, e também a dados da pós-graduação, publicados pela GeoCapes, no período de 2010 a 2018. Além disso, para amparar a análise dos dados, foram consultados documentos reguladores da educação e realizada pesquisa bibliográfica, em consulta a autores que discutem a formação de professores, especialmente da educação superior. Como resultado, verificou-se o aumento do número de professores; a ampliação da formação em nível de mestrado e doutorado, especialmente no setor público, com destaque para as instituições federais; e a descentralização dos professores mais bem qualificados das regiões Sul e Sudeste do país.

Keywords : docência universitária; educação superior; mestrado; doutorado.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )