SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue65THE LEVEL OF TRAINING FOR TEACHERS IN BRAZILIAN HIGHER EDUCATION: 2010 to 2018UNIVERSITY TEACHING: teacher education of the Communication and PPGCOM professors in the UFRR author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

FERREIRA, Aline da Silva; OLIVEIRA, Iamília Brito de  and  OLIVEIRA, Lilian Aquino de. PARFOR NA AMAZÔNIA PARAENSE: contribuições para a qualidade da educação do município de Óbidos-PA. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.267-282.  Epub Dec 26, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.50163.

Este estudo objetivou conhecer e analisar as contribuições do Parfor para o campo educacional paraense, tendo como ponto de partida as práticas desenvolvidas no municipio de Óbidos-Pará, no recorte temporal compreendido entre 2010 a 2019, considerando os resultados das avaliações de larga escala. A investigação foi desenvolvida com abordagem quanti-qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, documental e empírica, incluindo a aplicação de entrevistas tanto a sujeitos previamente determinados quanto definidos aleatoriamente. Entre os resultados, tem-se que o Parfor teve expressiva contribuição quantitativa para a formação do quadro docente, e as conclusões são que efeitos sobre a educação municipal são mais elucidados no aspecto quantitativo, de modo mais contundente no primeiro ciclo do ensino fundamental.

Keywords : parfor; avaliação de larga escala; qualidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )