SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número65O NÍVEL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: 2010 a 2018DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: formação docente dos professores do curso de Comunicação Social e do PPGCOM da UFRR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

FERREIRA, Aline da Silva; OLIVEIRA, Iamília Brito de  e  OLIVEIRA, Lilian Aquino de. PARFOR NA AMAZÔNIA PARAENSE: contribuições para a qualidade da educação do município de Óbidos-PA. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.267-282.  Epub 26-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.50163.

Este estudo objetivou conhecer e analisar as contribuições do Parfor para o campo educacional paraense, tendo como ponto de partida as práticas desenvolvidas no municipio de Óbidos-Pará, no recorte temporal compreendido entre 2010 a 2019, considerando os resultados das avaliações de larga escala. A investigação foi desenvolvida com abordagem quanti-qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, documental e empírica, incluindo a aplicação de entrevistas tanto a sujeitos previamente determinados quanto definidos aleatoriamente. Entre os resultados, tem-se que o Parfor teve expressiva contribuição quantitativa para a formação do quadro docente, e as conclusões são que efeitos sobre a educação municipal são mais elucidados no aspecto quantitativo, de modo mais contundente no primeiro ciclo do ensino fundamental.

Palavras-chave : parfor; avaliação de larga escala; qualidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )