SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número65DOCENCIA UNIVERSITARIA: formación del profesorado del curso de Comunicación Social y PPGCOM en la UFRRSENTIDOS DE LA/PARA LA FORMACIÓN DE PROFESORAS COORDINADORAS: lecciones de una experiencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

PENA, Selma Costa  y  OLIVEIRA, Douglas Almeida de. FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE TURMAS MULTISSERIADAS: a narrativa como dispositivo formativo. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.299-312.  Epub 26-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.50910.

Resultado de processo formativo do Programa Escola da Terra, o texto analisa uma prática de formação continuada, com professores/as, coordenadores/as pedagógicos e tutores/as de turmas multisseriadas, do município de Santarém, oeste do estado do Pará. A narrativa como dispositivo formativo foi elemento metodológico de construção de dados, permitindo recuperar e reconstruir os processos formativos dos professores, por vezes silenciados ou pouco considerados nos processos de pesquisas e de formação docente. Os resultados dessa prática formativa apresentam o abandono histórico a que vem sendo submetida a educação do campo no estado do Pará, convergindo para o já demonstrado nas legislações educacionais e na própria concepção de educação do campo. Conclui-se que a formação continuada implementada pelo Programa Escola da Terra apresentou outra forma de ver e de pensar o trabalho docente, a partir de suas narrativas, da discussão realizada com seus pares, das leituras realizadas e das sínteses construídas coletivamente.

Palabras clave : formação docente; narrativas; turmas multisseriadas; educação do campo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )