SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número65FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE TURMAS MULTISSERIADAS: a narrativa como dispositivo formativoFORMAÇÃO INICIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo bibliográfico sobre as práticas dos professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

CUNHA, Renata Cristina Oliveira Barrichelo  e  PINTO, Keila Santos. SENTIDOS DA/PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS COORDENADORAS: lições da experiência. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.313-324.  Epub 26-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.50940.

O artigo discorre sobre o processo formativo de professoras coordenadoras ao longo de um curso promovido pela Secretaria Municipal da Educação de um município paulista. A pesquisa teve como objetivos compreender os sentidos atribuídos a essa formação e os modos de estar na escola como professoras coordenadoras. Os dados de análise são compostos de cartas endereçadas às formadoras apontando os sentimentos, expectativas e necessidades formativas. As análises, orientadas pelo paradigma indiciário, evidenciaram que a formação foi compreendida como um momento de interrupção da rotina e possibilidade de deslocamento do olhar e, consequentemente, atribuição de sentido para o trabalho. Estar entre os colegas compartilhando ideias e sentimentos contribuiu com o sentimento de pertencimento no grupo e valorização da função.

Palavras-chave : formação continuada; formação de formadores; professoras coordenadoras; cotidiano escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )