SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue65MEANINGS OF/FOR THE COORDINATING TEACHERS’ TRAINING: lessons from an experiencePROFESSIONAL TEACHING DEVELOPMENT AND THE FORMATION OF HOMO CREARE EXPERIMENTALIS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

NAKATA, Natasha Yukari Schiavinato; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de  and  PASCHOAL, Jaqueline Delgado. FORMAÇÃO INICIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo bibliográfico sobre as práticas dos professores. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.325-336.  Epub Dec 26, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.50945.

Partimos do pressuposto de que o professor precisa promover um ensino pautado em ações educativas à luz do desenvolvimento integral da criança. Entretanto, quando pensamos sobre o trabalho pedagógico dos professores que atuam na educação infantil, percebemos que há a existência de uma ambiguidade entre as ações que envolvem atividades de cuidados e educação. Nessa perspectiva, a problemática que guiou essa pesquisa foi: como atualmente está posta a formação dos professores que atuam na educação infantil, se considerarmos a forma como ela foi constituída? Buscando responder tal questionamento, esse artigo tem como objetivo principal refletir sobre a prática dos professores a partir da formação inicial na educação infantil. Para esta reflexão, optamos pela pesquisa de cunho bibliográfico à luz dos fundamentos da Teoria Crítica da Sociedade, pautando-nos, principalmente, em Adorno (2001, 2003, 2010) e em autores como Cerisara (2002), Paschoal e Brandão (2015), Peroza e Martins (2016). A educação por si só não é um fator potencial da emancipação, contudo, ainda assim acreditamos na sua ascendência e, por este motivo, enfatizamos sobre a importância destes profissionais compreenderem o papel educativo que exercem e representam nas instituições formativas de ensino, mais especificamente, na educação infantil.

Keywords : educação; formação de professores; educação infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )