SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número65DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E A FORMAÇÃO DO HOMO CREARE EXPERIMENTALISO ENSINO E A REFORMA PROVINCIAL DE 1845: a Instrução Pública na província do Piauí (1834-1852) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SIQUEIRA, Maria Leilza Pires; ANDRADE, Patrícia Ferreira de  e  DAMASCENO, Allan Rocha. INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: desafios do público-alvo da educação especial na educação profissional. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.350-361.  Epub 26-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.50871.

Essa pesquisa objetivou caracterizar as concepções e ações político-pedagógicas sobre a inclusão em educação do público-alvo da educação especial na educação profissional técnica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) - CampusBoa Vista (CBV). Assim, essa pesquisa teve como investigação central analisar as políticas públicas de inclusão em educação, buscando compreender os desafios à escolarização profissional desse público pertencente à educação profissional. Esse estudo fundamentou-se na Teoria Crítica da educação com ênfase ao pensamento de Theodor Adorno. Quanto aos instrumentos e procedimentos metodológicos de pesquisa, realizamos entrevistas semiestruturadas com os sujeitos participantes do estudo e também aplicamos questionário de caracterização com esses participantes da pesquisa. Foram entrevistados sete gestores que contribuíram com a pesquisa na identificação das concepções e ações político-pedagógicas/inclusivas. Constatou-se que há iniciativas no Campus de ações inclusivas, porém a pesquisa revelou barreiras que obstaculizam a implementação da educação especial na perspectiva inclusiva.

Palavras-chave : políticas públicas; educação especial; educação profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )