SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue65TEACHING AND PROVINCIAL REFORM OF 1845: Public Education in the province of Piauí (1834-1852)RESEACH ON HUMAN RIGHTS EDUCATION IN THE BRASILIAN AMAZON STATE OF AMAPÁ author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

GOMES, Marco Antônio de Oliveira; ZANELATO, Ítalo Ariel  and  PITA, Crislaine Aparecida. ESTADO, CAPITAL E REFORMA DA EDUCAÇÃO: a lei 5.692/71. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.382-395.  Epub Dec 26, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.50181.

Este trabalho tem por objetivo analisar a relação entre o Estado, o conceito de capital e a reforma da educação promovida pela Lei 5.692/71, inaugurada pela ditadura civil-militar. Nossa premissa é que as reformas educacionais implementadas após o golpe de Estado de 1964 foram concebidas a partir da teoria do capital humano, atendendo, dessa forma, aos interesses do capital. Diante disso, cabe acentuar que as ações do Estado voltadas para a modernização das relações capitalistas firmaram-se a partir da política educacional, como é o caso da reforma de 1971. Assim, o sistema nacional de educação foi marcado pela ideologia tecnocrática, que propugnava por uma proposta pedagógica produtivista voltada para as demandas do capital.

Keywords : reforma da educação; lei 5.692/71; ditadura civil-militar; educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )