SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número65LA ENSEÑANZA Y LA REFORMA PROVINCIAL DE 1845: Educación pública en la provincia de Piauí (1834-1852)INVESTIGACION SOBRE LA EDUCACION EN DERECHOS HUMANOS EM LA AMAZONIA BRASILENAS EN LE ESTADO AMAPÁ índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

GOMES, Marco Antônio de Oliveira; ZANELATO, Ítalo Ariel  y  PITA, Crislaine Aparecida. ESTADO, CAPITAL E REFORMA DA EDUCAÇÃO: a lei 5.692/71. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.382-395.  Epub 26-Dic-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.50181.

Este trabalho tem por objetivo analisar a relação entre o Estado, o conceito de capital e a reforma da educação promovida pela Lei 5.692/71, inaugurada pela ditadura civil-militar. Nossa premissa é que as reformas educacionais implementadas após o golpe de Estado de 1964 foram concebidas a partir da teoria do capital humano, atendendo, dessa forma, aos interesses do capital. Diante disso, cabe acentuar que as ações do Estado voltadas para a modernização das relações capitalistas firmaram-se a partir da política educacional, como é o caso da reforma de 1971. Assim, o sistema nacional de educação foi marcado pela ideologia tecnocrática, que propugnava por uma proposta pedagógica produtivista voltada para as demandas do capital.

Palabras clave : reforma da educação; lei 5.692/71; ditadura civil-militar; educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )