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Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

GOMES, Marco Antônio de Oliveira; ZANELATO, Ítalo Ariel  e  PITA, Crislaine Aparecida. ESTADO, CAPITAL E REFORMA DA EDUCAÇÃO: a lei 5.692/71. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.382-395.  Epub 26-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.50181.

Este trabalho tem por objetivo analisar a relação entre o Estado, o conceito de capital e a reforma da educação promovida pela Lei 5.692/71, inaugurada pela ditadura civil-militar. Nossa premissa é que as reformas educacionais implementadas após o golpe de Estado de 1964 foram concebidas a partir da teoria do capital humano, atendendo, dessa forma, aos interesses do capital. Diante disso, cabe acentuar que as ações do Estado voltadas para a modernização das relações capitalistas firmaram-se a partir da política educacional, como é o caso da reforma de 1971. Assim, o sistema nacional de educação foi marcado pela ideologia tecnocrática, que propugnava por uma proposta pedagógica produtivista voltada para as demandas do capital.

Palavras-chave : reforma da educação; lei 5.692/71; ditadura civil-militar; educação.

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