SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número65EJAI NA AMAZÔNIA PARAENSE: ataques e resistências na luta pela educação pública e gratuita“O BAGULHO FICOU SÉRIO!” representações de gênero no brega recifense índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

LOPES, Julia da Fonseca  e  BECK, Dinah Quesada. “ESSE NEGÓCIO DE PADRÃO É MUITO RETRÓGRADO”: o corpo como superfície de inúmeras interpretações. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.431-446.  Epub 26-Dez-2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.50738.

A luz dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero, ambos em suas vertentes pós-estruturalistas de análise, este artigo reúne alguns dados de pesquisa com os quais buscamos dialogar no intuito de identificar quais representações estão sendo construídas sobre corpo e gênero em relação às práticas de sociabilidade virtual na mídia social Instagram. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo etnográfico virtual, no qual realizou-se um grupo focal online no WhatsApp com 17 mulheres usuárias do Instagram. Das análises, foi possível identificar que o Instagram tem se tornado um espaço no qual são investidas, de diferentes formas, estratégias que nos convocam ao consumo e à fabricação de nossos corpos e aparências.

Palavras-chave : corpo; consumo; instagram; estudos culturais; estudos de gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )